
Como
definir a missão, visão e os valores do seu negócio imobiliário?
por
Tainan Oliveira /
Todo
negócio surge com alguma motivação dentro do mercado e a sua imobiliária não é
diferente disso. Você, corretor, em meio ao dia-a-dia de vendas e visitação,
pode acabar esquecendo ou perdendo um pouco da missão, visão e dos valores da
sua imobiliária.
Existe
uma grande discussão existencial em torno disso: a ideia de querer mudar o
mundo e torná-lo um lugar melhor perpassa a missão de vários (ou quase todos)
empreendimentos pelo planeta. Todos queremos tornar o mundo um lugar melhor,
mas além disso é importante entender qual a missão, visão e os valores que lhe
mantém em atuação.
São
esses três termos que determinam o propósito da sua empresa, e também facilitam
com que as pessoas que atuam ali dentro entendam por que estão realizando
aquela atividade e onde esperam chegar.
No
caso dos corretores de imóveis e imobiliárias, a missão, visão e os valores
servem para engajar os integrantes e clientes do negócio. Eles carregam os
princípios da sua imobiliária, o que ela busca conquistar e quais são as
convicções utilizadas neste caminho.
Digamos
que você é um corretor de imóveis autônomo e está pensando em montar uma
imobiliária junto com alguns amigos, mas não sabe por onde iniciar. Lembre-se
que, desde a base da administração e da própria estrutura de vendas, sabemos
que a sobrevivência de um negócio sem propósito é muito difícil. As suas
atitudes e os seus objetivos dentro do mercado são as caracteristicas que irão
definir quais escolhas realizar.
A
missão, visão e os valores da sua imobiliária serão os três primeiros itens a
serem pensados, visto que uma gama de possibilidades irá se abrir. Através
deles, você poderá:
Identificar
aqueles negócios em que irá atuar;
Buscar
novos profissionais que enquadram-se no seu tipo de negócio;
Realizar
o planejamento estratégico da sua empresa;
Conquistar
clientes conscientes do seu estilo de negócio;
Motivar
sua equipe de trabalho e mantê-la focada no objetivo da imobiliária.
Ao
definir a missão, visão e os valores do seu negócio, você estará abrindo espaço
para que os fatores internos sejam trabalhados de forma organizada e com
atenção. É impossível corrigir erros estruturais dentro da sua imobiliária,
caso não exista nem a espinha dorsal do negócio.
Atente-se
também para a visibilidade desses conceitos dentro e fora da sua organização.
Invista em dinâmicas que explorem a missão, visão e os valores da sua
imobiliária dentro do cronograma de trabalho dos integrantes. Publique na página
institucional da sua imobiliária e permita com que seus clientes acessem e
entendam as motivações do seu negócio.
Como
realizar o planejamento estratégico e definir a missão, visão e os valores da
sua imobiliária:
Missão
Você
sabe qual a missão da sua imobiliária? Bom, esse conceito aborda o propósito da
sua empresa e fundamenta o seu trabalho em uma finalidade: quem é você e como é
a sua empresa? por que você trabalha com isso? Por que você é corretor de
imóveis? O que você faz?
A
missão explora a identidade do seu negócio, revelando aos clientes como a
imobiliária está colocada dentro do mercado. Ela é uma declaração sucinta do
que sua empresa se propõe a realizar e por que ela está funcionando, todos os
integrantes da sua imobiliária, seja corretor de imóveis ou gestor, devem estar
ciente da missão.
Um
exemplo de missão poderia ser algo semelhante a satisfação das necessidades do
cliente, prezando por um atendimento transparente de qualidade.
Visão
Enquanto
a missão representa o propósito e a identidade da sua imobiliária, a visão
chega para definir os planos e objetivos, ou seja, o que sua empresa será no
futuro. A visão é algo com prazo para ocorrer, ela não é uniforme e estável
como a missão, já que você poderá conquistar determinado objetivo e alterar os
planos para subir ainda mais dentro do mercado. Ela pode ser resumida como a
direção em que a sua imobiliária deseja seguir.
A
visão é composta tanto pela ideia do que sua imobiliária deseja se tornar
juntamente ao por que ela quer atingir esse objetivo. É importante que você
chegue a esse caminho e construa coletivamente com todos os membros da empresa,
a visão deverá trazer orgulho para quem está atuando no trabalho.
Um
exemplo de visão pode ser considerada o reconhecimento da excelência do serviço
imobiliário, promovendo confiança e satisfação dentro do mercado.
Valores
Você
já definiu qual o propósito da sua imobiliária e onde ela irá chegar, agora
está na hora de descobrir como você irá atingir esses objetivos. Os valores são
nada mais do que as ferramentas que a sua empresa irá utilizar durante a
atuação no mercado, as características e principais crenças da sua imobiliária.
Como
ela irá enxergar o cliente? Como será a organização? Como seus clientes devem
se sentir? Quais serão as qualidades mais priorizadas durante o serviço? Essas
são algumas das perguntas que os valores devem responder.
Sempre
tente fugir de clichês como respeito, confiança, atenção… eles são muito
importantes para a sua imobiliária, porém também são considerados itens básicos
e não irão trazer um diferencial para o seu trabalho.
A
missão, visão e os valores podem funcionar como uma espécie de manual de
funcionamento para a sua imobiliária, onde você irá encontrar onde quer sua
empresa, por que quer isso e como chegar até lá.
A
Jetimob se preocupa com a sua imobiliária e tenta ao máximo promover a
integração entre as diferentes áreas da carreira de corretor de imóveis. É
através de fundamentos como estes que o seu negócio possui uma base sólida de
pode alcançar grandes objetivos.
https://www.jetimob.com/blog/missao-visao-e-os-valores-da-imobiliaria/
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